quarta-feira, 21 de junho de 2017

As janelas da memória: o armazém das informações

As áreas da memória são áreas de leitura da memória num determinado momento existencial. São arquivos em que o Eu, o autofluxo e o gatilho se ancoraram para ler, utilizar as informações e construir o mais incrível dos fenômenos: o pensamento.

Apesar de parte dos psicólogos sustentarem que a personalidade não muda, Augusto Cury, todavia, afirma que essa tese não tem fundamento. Para Cury, nossa personalidade vai sofrendo mudanças, mesmo que na forma de microtransformações. A personalidade muda quando muda a base das janelas e quando o Eu é equipado para ser líder de si mesmo.

A intenção ou o desejo de mudar por si só não muda a personalidade. Isso porque eles produzem apenas janelas solitárias, geralmente “pobres”, com poucos recursos.

Uma característica da personalidade precisa de um núcleo de habitação do Eu, uma plataforma de janelas, para ser encontrada espontaneamente pelos fenômenos inconscientes, como o gatilho da memória.

Por isso, conclui-se que é necessária uma plataforma de janelas saudáveis para mudar significativamente as características doentias da personalidade.

Os dependentes de drogas, muitas vezes, recaem no vício porque durante o tratamento apenas reeditaram uma parte das janelas traumáticas e, nos focos de tensão, as janelas killer ainda não reeditadas permanecem vivas e capazes de serem encontradas facilmente pelos fenômenos inconscientes.

Muitas janelas killer não aparecem durante o tratamento dos dependentes químicos e, por não serem tratadas (reeditadas) podem desencadear novamente a recaída no respectivo vício. Diante disso, o Eu tem que estar sempre em alerta para eventual recaída e lutar veementemente, dando uma nova chance a si mesmo.

A construção de janelas solitárias baseadas na vontade/desejo/intenção de mudar não tem o condão de dar sustentabilidade às mudanças necessárias almejadas pelo Eu. Ou seja, é preciso construir plataformas de janelas light para obter êxito na superação das “anomalias” da personalidade que são conseqüência das janelas killer.

Entretanto, existem pessoas que vivem prometendo a si mesmo que vão mudar, mas nos momentos de tensão são vítimas da Síndrome do Circuito Fechado da Memória e essa síndrome encarcera o Eu num núcleo de janelas traumáticas e o impede de reagir e ser o líder de si mesmo.

(Texto resumo do Capítulo 6 da Obra "Ansiedade: como enfrentar o mal do século", de autoria de Augusto Cury)

Um comentário:

  1. Como se reedita as janelas traumáticas existe uma técnica? Como é que se controla o eu para retirar os bloqueios da mente?

    ResponderExcluir